sábado, 4 de junho de 2011

RELAÇÃO DA CRIANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: FÍSICO E PEDAGÓGICO


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O espaço escolar para atender os objetivos esperados em relação à criança, precisa estar planejado de acordo com a idéia que temos de escola, educação e desenvolvimento infantil.
Qualquer atividade humana precisa de um espaço e de um tempo determinado. Assim acontece com o ensinar e o aprender, com a educação. Resulta disso que a educação possui uma dimensão espacial e que, também, o espaço seja, junto com o tempo, um elemento básico constitutivo da atividade educativa. (VIÑAO e ESCOLANO, 1998, p.61).
A estruturação do espaço, a maneira como os materiais estão organizados, a qualidade e apropriação dos mesmos são elementos essenciais de um projeto educativo.
As escolas precisam oferecer ambientes estimulantes, interessantes, lúdico, seguro com jogos, brincadeiras e brinquedos acessíveis favorecendo o pleno desenvolvimento dos sujeitos

O espaço físico, os materiais, brinquedos  não podem ser vistos como recursos inertes, eles são elementos pulsantes do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela escola, eles são muito eficazes no auxílio da aprendizagem, principalmente na Educação Infantil; sendo importantes indicadores para as práticas educativas.
Porém, a melhoria da atuação educativa não depende somente da presença destes objetos, mas do uso adequado que os professores fazem deles juntamente com as crianças em sala de aula.
O espaço na instituição de Educação Infantil precisa oferecer condições para que as crianças possam desfrutar em benefício do seu desenvolvimento e aprendizado.
Assim é preciso que o ambiente seja volúvel, sujeito às modificações necessárias, propostas pelas crianças e pelos professores em função do melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem.
Através das brincadeiras as crianças organizam o mundo internamente, por isso os ambientes na Educação Infantil devem possibilitar o contato com brinquedos que imitem a realidade como: geladeira, fogão, armários, camas, bonecas, carrinhos e até mesmo padaria, escritório, cabeleireiro, hospital, supermercado, proporcionando excelentes aprendizagens para as crianças.


Portanto é necessário planejar ambientes adequados para cada faixa etária, de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos.
É no espaço escolar que a criança encontrará meios para ampliar o desenvolvimento de suas potencialidades, assim o professor precisa promover interações entre os sujeitos e objetos de conhecimento, favorecendo o processo de desenvolvimento do grupo, promovendo aprendizagem através da socialização de informações e troca entre os diferentes sujeitos.

        
Referências:
VIÑAO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

Referencial curricular Nacional para a educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília MEC/SEF, 1998. VOL1 págs. 68 e 69.

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