domingo, 5 de junho de 2011

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Segundo Paulo Freire a valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização, devendo o conteúdo estar contextualizado com a vida comum e significativo para os educandos.
A prática pedagógica deve ir de encontro com o a bagagem de conhecimento trazida e construída pelo educando durante sua existência. Respeitar e a partir dela oportunizar aos alunos uma aprendizagem significativa.
 A escola não está isolada da comunidade e da realidade local e real, mais ainda assim muitas escolas preferem “tapar o sol com a peneira” e como disse Paulo Freire, enquanto os professores fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem. A defasagem escolar cresce, assim como o distanciamento da verdadeira função da escola com os alunos de educar para a vida social.
 Um currículo escolar pautado no respeito pelas identidades individuais e coletivas dos alunos, assim como o reconhecimento da diversidade como elemento fundante da humanidade e também a preocupação da aprendizagem ser significativa, isto é, ir de encontro com as necessidades do educando. Pode alcançar muito mais do que expectativas educacionais, com certeza vai além, como melhoria das relações humanas. Pois possibilita protagonizar as ações que visam á construção da justiça e da igualdade a partir do diálogo com o diferente.
Por outro lado o conhecimento acadêmico não é desvalorizado, ele é necessário no espaço escolar, mas este deve estar sempre em diálogo com o conhecimento sociocultural da comunidade. Para que os educandos possam ressignificar a aprendizagem, tornando esta verdadeiramente efetiva.



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