domingo, 29 de maio de 2011

OS DIREITOS DA CRIANÇA

Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.

 Rocha, Ruth. Os direitos da criança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002



ONGs e escola

As ONGs (Organizações não-governamentais) surgiram como crítica dos movimentos sociais às políticas de governo do sistema capitalista, assim elas já desabrocham com um conceito negativo.
Várias ONGs mantiveram-se críticas ao Estado, fiscalizando-o no cumprimento de seu papel perante a sociedade, principalmente em garantir os direitos sociais, outras, porém se propuseram a realizar direitos por meio do atendimento às populações excluídas da sociedade.
Foi nomeio de contradições que surgiram importantíssimos projetos preocupados com a educação, ambos articulam as modalidades de educação formal, não-formal e informal, garantindo o direito à educação, democratização do ensino em que os educandos possam exercer uma prática social cidadã.
Portanto em nosso país ainda são poucos os projetos que fazem a articulação da educação formal e não-formal como uma política pública.
Vale ressaltar que o trabalho pedagógico das ONGs ou OSCIPs é de grande importância para a educação e quanto maior for à articulação entre a educação formal e não-formal, mais estaremos contribuindo em garantir o direito à educação aos cidadãos do nosso país.





Referências:
FERNANDES, Renata Siero etail (Org). Educação não-formal: cenários da criação. São Paulo: editora da Unicamp. 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário