domingo, 5 de junho de 2011

PROGRESSÃO CONTINUADA E CICLOS


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Observamos nos últimos anos uma variedade de programas educacionais que tinham como objetivo corrigir os problemas da educação que existiram sempre, desde o início da educação pública no Brasil.
Os problemas mais visados eram: o analfabetismo no país, a reprovação nos anos iniciais, a baixa qualidade da educação, a evasão, entre outros menos destacados, mas nem por isso inexistentes.
Vemos que o empenho do governo em resolver essas questões e melhorar a educação não atingiu plenamente os seus objetivos.
È claro que é louvável que o esforço está sendo feito e a sociedade espera mais do que isso, porém a ineficácia na solução dos problemas é gritante, e a sociedade percebe claramente a mão do interesse político e econômico por trás dessa situação.
Resultados desses esforços têm desde 1997 a escola organizada em ciclos e progressão continuada, que surgiu desde as primeiras propostas inspiradas numa organização escolar contrária ao regime seriado.
Um dos objetivos da adoção do regime é a forma de viabilizar a universalização da educação básica, que é o impulso para as nações brasileiras competirem mundialmente, e é também um meio para os alunos permanecerem na escola.
Mas é preciso repensar os desafios por qual passa esse novo sistema, principalmente a avaliação do rendimento escolar, sabendo que estudando ou não os alunos serão aprovados, muitos não estudam.
E ao analisar o regime temos respostas conflituosas, onde apontam o insucesso dessas medidas e documentos da Secretaria da Educação que indicam o sucesso das mesmas.



Charges da progressão continuada

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