sábado, 4 de junho de 2011

DIVERSIDADE NA ESCOLA


A Escola por ser um ambiente constituído de diferentes grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças é necessário adptar-se o ensino a estas características, respeitando a singularidade de cada um.

 

Como sabemos enfrentar o desafio de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula não é tarefa fácil; o primeiro a sofrer alterações deverá ser o currículo.
Assim a escola terá que estar disposta a romper com o sistema convencional de ensino e adequar-se a outro sistema de ensino para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem.
O conhecimento das crianças é resultado de suas experiências, do convívio com outras pessoas, portanto já chegam na escola com uma carga de conhecimentos prévios.
Para compreender o seu desenvolvimento é necessário considerar o espaço social em que elas estão inseridas, a maneira em que constroem seus significados.



O trabalho diversificado envolve atividades realizadas em grupos ou individualmente, porém planejadas por professores e alunos.
Todavia a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade; as diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis cognitivos.
O ambiente escolar precisa ser um local de formação de alunos cidadãos ativos, criativos, solidários e com uma consciência do verdadeiro papel do ser humano na sociedade em que vive.

Referências:
PAIM, Eliane. FRIGÉRIO, Neide. O desafio de trabalhar a diversidade cultural na escola. Texto/Resumo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário