quarta-feira, 8 de junho de 2011

PLANEJAMENTO

O planejamento sempre será um instrumento de grande importância na vida do ser humano, em qualquer setor da vida em sociedade: seja, na empresa, comércio, em casa, na igreja, e na escola não pode ser diferente. Pois é através do mesmo que o educador consegue definir o que quer a curto, médio e longo prazo.
Sabe-se que é por meio deste que se torna possível discutir os objetivos que a escola pretende alcançar. Sendo o ponto de partida que determina, justifica e dá sentido à intervenção pedagógica.
Talvez para muitos professores, seja apenas o cumprimento de uma exigência burocrática de diretores e supervisores de ensino. É comum ouvir do próprio educador que não tem tempo para inventar novidades, é mais prático o improviso; desta forma esquece que o maior prejudicado será o aluno.
O planejamento facilita a vida do professor e conseqüentemente à do aluno, pois o professor que se organiza sabe o que desenvolverá em sala de aula, como e por que o fará. Sua ação tem uma intencionalidade definida a partir dos objetivos que pretende alcançar.
O planejamento é útil no nosso dia-a-dia favorecendo a construção de uma cultura de trabalho em cooperação dentro da escola. Portanto é fundamental que o processo de formação dos serviços promova situações de trabalho compartilhado, nas quais os professores possam desenvolver essa competência.

Referências:
Revista In Cadernos da TV Escola- Português, MEC/SEED, 2000
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.

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