domingo, 29 de maio de 2011

CONCEITO FREIRIANO DE EDUCABILIDADE

www,paulofreire.org
A proposta de Paulo Freire é politizadora no sentido de transformação, ele defendia a pedagogia da comunicação. Afirmava que o diálogo é importante, não no sentido da discussão, mas do diálogo dos conhecimentos adquiridos com os ensinamentos recebidos, a troca de conhecimento é recíproca.
Desde as origens nossa educação é marcada pelo tradicionalismo, ainda está em mudança, principalmente nas escolas públicas.
A escola do trabalhador é uma realidade em nosso município, a parceria da secretaria municipal da educação e ONGs atendem as necessidades dos trabalhadores que não conseguiram obter sua formação formal; além de oferecer um ensino de qualidade, uma proposta de aprendizagem voltada para suas necessidades intelectuais, ela oferece também melhor qualificação para a sua vida social, possibilitando assim sua inclusão.
Hoje os professores têm buscado diversas maneiras de solucionar os problemas e as dificuldades do dia-a-dia, usando estratégias questionadoras, problematizadoras, apresentando desafios e interagindo para que seus alunos construam seu próprio conhecimento.
Procuram desenvolver temas mais atuais e relevantes com sua realidade social como: Inclusão, Bullying, Violência escolar e Diversidade cultural.
Portanto para Paulo Freire: educação se faz com a leitura de mundo, consciência de si, portanto educação serve para libertação, humanização, ou seja, tornar cidadãos críticos e transformadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário