domingo, 22 de maio de 2011

EDUCAÇÃO INCLUSIVA


fonodanischepi.blogspot.com
Um direito de todos, e tem sido bastante discutido na nossa sociedade nos dias de hoje, mas para aqueles que atuam em sala de aula têm sido um desafio muito grande trabalhar com educação inclusiva e a participação do professor é de fundamental importância nesse processo.
É um direito que não está sendo respeitado como deveria a educação para muitos padece de atenção, de investimentos, sabemos que a educação no Brasil está longe de igualdade, onde todos possuem direitos, ainda temos milhões de brasileiros que não têm acesso a uma escola de qualidade, atendendo às necessidades da formação do cidadão.
A inclusão no Brasil infelizmente é vista para muitos apenas para pessoas portadoras de deficiência, mas ela abrange  toda a nossa classe social. Sejam eles ricos e pobres, negros e brancos, mulheres e homens, índios e filhos de estrangeiros, habitantes da cidade ou zona rural, são essas as diversidades que precisam ser respeitadas tendo um olhar igual para todos.
Como afirma SALGADO, (2006, p. 59):

A realização de um trabalho pedagógico consciente para alcançar metas e objetivos educacionais que maximizem a participação e minimizem as barreiras à aprendizagem experienciada por todos os alunos, independente da origem étnica, racial, socioeconômica e características pessoais

É preciso saber lidar com as diferenças respeitando as individualidades de cada um e principalmente suas necessidades. Pensando nas dimensões da cultura política e prática inclusiva, rompendo com o preconceito quebrando paradigmas que permeiam nossas escolas.
Vivemos em uma sociedade que discrimina que não respeita o indivíduo, portanto é na escola que esses sujeitos vão ser instruídos adquirindo ferramentas para atuarem em uma sociedade mais justa. É olhando nesse pressuposto que o professor irá propor a seus alunos situações de aprendizagem, atendendo a cada um de acordo com suas necessidades; pois todos nós temos direito de aprender e ocupar os mesmos espaços.


REFERÊNCIAS:
SALGADO, Simone da Silva. Inclusão e processos de formação. In: SANTOS, Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2006.




                         

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