Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.
Rocha, Ruth. Os direitos da criança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002
ONGs e escola
As ONGs (Organizações não-governamentais) surgiram como crítica dos movimentos sociais às políticas de governo do sistema capitalista, assim elas já desabrocham com um conceito negativo.
Várias ONGs mantiveram-se críticas ao Estado, fiscalizando-o no cumprimento de seu papel perante a sociedade, principalmente em garantir os direitos sociais, outras, porém se propuseram a realizar direitos por meio do atendimento às populações excluídas da sociedade.
Foi nomeio de contradições que surgiram importantíssimos projetos preocupados com a educação, ambos articulam as modalidades de educação formal, não-formal e informal, garantindo o direito à educação, democratização do ensino em que os educandos possam exercer uma prática social cidadã.
Portanto em nosso país ainda são poucos os projetos que fazem a articulação da educação formal e não-formal como uma política pública.
Vale ressaltar que o trabalho pedagógico das ONGs ou OSCIPs é de grande importância para a educação e quanto maior for à articulação entre a educação formal e não-formal, mais estaremos contribuindo em garantir o direito à educação aos cidadãos do nosso país.
Referências:
FERNANDES, Renata Siero etail (Org). Educação não-formal: cenários da criação. São Paulo: editora da Unicamp. 2001.